Cristina Fachini

Economista (ESALQ/USP), Doutorado em Ambiente e Sociedade (UNICAMP) e em Turismo (UdG – Espanha). Pesquisadora na área de Economia do Desenvolvimento Regional, desde 2005 pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA.

Entre 2013 a 2017 voltei meu interesse ao desenvolvimento rural associado à identidade cultural dos territórios, tendo desenvolvido a tese de doutorado nos municípios de Ribeirão Grande e Capão Bonito.

O Interesse pela Gastronomia Regional e Patrimonial surgiu da pesquisa de doutorado que defendi em 2017 “Cartografia do Patrimônio na Bacia do Rio das Almas”, cuja proposta foi identificar a relação afetiva que a comunidade estabelece com o patrimônio nesse território, tanto o patrimônio “oficial” reconhecido por instituições públicas relacionadas ao tema, quanto por aqueles elementos eleitos pela população como importantes culturalmente no meio rural.

Durante as pesquisas de campo para a tese, o milho foi citado como elemento importante dentro da gastronomia local, e da trajetória de vida da comunidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.